Cortina

Cortina é o tecido utilizado para colocar nas janelas, dificultando a passagem da luz, ajudando a controlar a temperatura do ambiente e proporcionando maior privacidade para os cômodos do ambiente. Normalmente a espessura da cortina, ou o material utilizado na confecção da mesma da janela vai influenciar na quantidade de luz que vai atravessar a janela.

Existem vários tipos de cortinas. Estas podem ser presas em trilhos ou em tubos de ferro, madeira e outros materiais, com argolas, ilhoses ou com o próprio tecido. Dentre os diversos tipos de cortinas, os mais tradicionais são as que contam com duas bandas de iguais ou diferentes tamanhos que, puxadas, se encontram no meio da janela.

Para reduzir consideravelmente a claridade pode se usar um tecido chamado blackout que ajuda a escurecer o ambiente. Outro modelo muito utilizado de cortinas são as chamadas de "romanas". É uma cortina tipo persiana que sobe até o teto em gomos, quando se puxa uma corda na lateral.

Para as cortinas de tecido, recomenda-se que elas devem acompanhar o estilo do ambiente. Se ele for mais moderno, o melhor é priorizar tecidos leves e transparentes, com tonalidades vibrantes e até mesmo algumas estampas. Ambientes modernos pedem cortinas com texturas mais limpas, o que vai proporcionar equilíbrio entre o ambiente e a decoração utilizada. Nestes casos é bom investir em tecidos com pouco volume (a exemplo do linho e algodão), cores mais discretas e na prega fêmea de acabamento. No entanto, os cômodos que apresentam decorações mais clásicas, invista em cortinas com muito tecido, na intenção de proporcionar a imponência necessária. Utilizar tecidos encorpados (a exemplo do veludo e camurça) e pregas tradicionais, como a americana, são escolhas ideais.

Cortinas para quarto

Recomenda-se que as cortinas utilizadas em quartso devem ser produzidas a partir dos tecidos de boa qualidade, pois o produto precisa ser durável e trazer soluções para os problemas de luminosidade. Afinal, todo quarto com uma decoração impecável necessita de uma cortina para complementar um visual bonito e elegante.  As cortinas para quarto podem ser confeccionadas com materiais de tecidos grossos que impedem a passagem da luz. Os tecidos leves e finos filtram a luz do sol, mas não bloqueiam a luminosidade.

Como escolher a cortina ideal para o quarto?

Para entender qual tipo de cortina mais vai se adequar ao seu quarto, é necessário entender a sua decoração, a posição da janela do quarto em relação à luz externa. Quanto ao tecido ideal, as cores e as padronagens dependem do estilo dos móveis do seu cômodo. Algumas ideias de cortinas para quarto podem ser feitas com tecidos de veludo, crepe e sarja. Se você deseja um ambiente com pouca luz externa, é interessante escolher por cortinas tipo Black-out, pois esse material bloqueia totalmente a luminosidade.

As cortinas para quarto Black-out são feitas de um material cuja finalidade é a retenção da luz. Esse tipo de cortina é feita em duas camadas de tecido. Você pode utilizar a cortina Black-out por trás de outra cortina.

Mas se você adora luz e quer dar um toque de leveza ao seu quarto ou ao seu ambiente com espaço para leiturra, não tem problema! Podem ser usados tecidos mais leves e faça sua cortina translúcida, tendo principalmente a finalidade de bloqueio visual sutil.

As cortinas para quarto leves devem harmonizar com a decoração do ambiente. Os tecidos de cortina mais utilizados na decoração para quarto são o voil, a seda, a renda e até mesmo o linho.

Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
2019 © Direitos Reservados