Enchimentos para estofamento

Enchimentos para estofamentos e almofada: tipos, utilidades e cuidados necessários

É indiscutível que as almofadas são itens obrigatórios para que a decoração do ambiente fique completa. Sejam elas coloridas, estampadas, lisas ou de tecidos diferenciados, todas auxiliam em trazer harmonia para os cômodos.

Outro item importante a ser mencionado são os enchimentos para almofadas. Você conhece os modelos existentes? Sabe para que servem? Siga com o artigo para tirar todas as dúvidas.

Para que servem os enchimentos

Os enchimentos para almofada são responsáveis pelo conforto e bem-estar de quem se deita em uma cama ou de quem se senta em um sofá ou poltrona, tornando indispensável em suas composições.

Além disso, as almofadas podem ser preenchidas pelos mais diversos materiais, podendo ser sintéticos ou não. Alguns deles como, por exemplo, o viscoelástico, são bastante comuns em travesseiros, visto que possuem um objetivo bem específico de combater dores nas regiões do pescoço e costas.

Já com relação aos enchimentos para almofadas, a higienização é o foco principal, visto que é imprescindível se livrar de ácaros e facilitar a manutenção.

Tipos de enchimento

Um dos principais pontos a serem analisados na hora de escolher uma almofada é o seu tipo de enchimento. Sendo assim, é interessante que eles sejam conhecidos por quem tem interesse em efetuar a compra.

São muitas possibilidades, desde plumas à espuma. Confira a seguir os tipos mais comuns. 

Enchimentos de origem animal

Com um preço mais salgado do que os outros, são conhecidos por sua maciez e por serem sinônimo de conforto e luxo. Nesta categoria podemos destacar os de plumas e plumagens, que também levam as honras pela alta durabilidade e pouca possibilidade de surgimento de deformidades.

Caso escolha essa opção o ideal é procurar por enchimentos de origem animal hipoalergênicos.

Enchimentos sintéticos

Sendo os mais populares e baratos do mercado, podem ser encontrados com muita facilidade e por um preço mais acessível. Geralmente são constituídos por poliéster, fibras siliconadas ou por acrílico.

Sua produção é mais simples e apresentam menor durabilidade, podendo ficar deformados em um pequeno período após a compra.

Enchimentos de espuma

Muito populares por sua firmeza, geralmente são considerados anatômicos e, ao comprar, será preciso identificar a sua densidade para não acabar cometendo um erro.

A espuma também é constituída de material sintético, tendo como uma das principais desvantagens a baixa durabilidade do material.

Higienização

Um dos pontos importantes a ser ressaltado é a higienização do enchimento das almofadas. Com o tempo, o ácaro e a poeira podem dominar a peça e acabar por trazer mais malefícios do que benefícios, por isso a limpeza será a única saída para manter tudo em ordem.

Embora muita gente acredite que a higienização seja custosa e demorada, isso não reflete a realidade. Geralmente é recomendado que a lavagem seja feita em uma máquina de lavar, com água fria e, de preferência, com sabão líquido, este que será facilmente absorvido pela peça e não causará nenhum dano permanente.

Quando for lavar, deixe a máquina no ciclo suave e, se assim desejar, também use amaciante para deixar um perfume agradável e ampliar a maciez. Jamais use alvejante!

Ao concluir a higienização é interessante que a máquina centrifugue o enchimento. Em seguida, coloque-o para secar em um local fresco e não o deixe em contato direto com o sol.

Ao final de todo o processo é importante ter certeza de que a almofada esteja 100% seca antes de utilizá-la por mais uma vez. Caso ainda esteja molhada, o ambiente estará mais propício para proliferar fungos e bactérias, o que trará doenças respiratórias.

Escolhendo o material

Os critérios de compra também são bastante importantes para fazer a escolha certa e conseguir deixar o ambiente ainda mais bonito e confortável. Além disso, dependendo do material escolhido, é necessário verificar as suas exigências de higiene, pois é preciso considerar o quesito saúde.

Alguns dos pontos que podem fazer a diferença na hora da escolha são:

  • O material do enchimento é muito importante para definir o conforto desejado e a longa durabilidade de sua almofada. Pense bem antes de comprar uma almofada de material sintético, visto que irá durar menos, embora seja mais barata.

  • A saúde também é um ponto muito importante, talvez o mais importante deles. Escolha um material hipoalergênico para evitar doenças respiratórias e o agravamento de alergias.

  • O conforto, tanto quanto a saúde, é relevante, visto que traz bem-estar e poderá te apoiar durante momentos de tensão ou de relaxamento. Escolha sempre o que for melhor para quem vai utilizar as almofadas diariamente. 

Considerando essas dicas você terá almofadas que conseguirão unir beleza, conforto e benefícios para a saúde. Pense bem antes de escolher as próximas almofadas que irão compor o seu ambiente. 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados