Linha encerada

Linha encerada para artesanato e costura

Tipo mais grosso e firme, a linha encerada é ideal para os trabalhos manuais e decorativos como bijuterias, bordados em materiais plásticos, emborrachados. No meio artístico, ela também é vista em quadros de pregos e linhas, enquanto na indústria ela aparece para costura de bolas, selaria, calçados e blaqueação.

Linhas são todas aquelas que passam por um processo de torção na sua fabricação e os fios são aqueles que não passam por esse processo. A característica encerada facilita a costura feita por grandes máquinas que confeccionam os sapatos de couro, filão mercado de onde ela se origina. Por isso, esta linha é colante e tem bastante cera. 

O acabamento permite que a linha passe pelo tecido com pouca fricção, mas não é, no entanto, uma boa linha para usar em trabalhos de bordado. Pessoas adeptas a atividades de aventura também usam linhas enceradas como cordas reservas para a manufatura de arcos recurvos.

Como escolher a linha certa

Primeiro, identifique que tipo de costura você está fazendo. Alguns trabalhos têm exigências mais complexas de linhas e outros tipos são bem objetivos. Os tipos de costura são: cerzido, para consertar cortes, rasgos e buracos em roupas e itens de tecido; costurar um modelo, como um vestido, avental etc; e bordado, que aceita variadas linhas e técnicas até mesmo em um único trabalho.

No processo de decidir a utilidade das linhas, é conhecer as propriedades das linhas te ajudará no seu desejo de usá-las para seu trabalho específico. Principalmente em um projeto longo, lembre-se de comprar um lote de linha na cor que você está usando, assegurando-se assim que poderá manter a qualidade de cor. 

Dica: se não encontrar uma combinação exata de cor, escolha sempre uma cor de linha de um a dois tons mais escuro que a cor do tecido para combinar, pois as linhas claras ficarão mais destacadas.

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2019 © Direitos Reservados