Linha de nylon

Costura e artesanato com linha de nylon

Compostos por uma fibra sintética constituída de polímero, os fios de nylon são, ao mesmo, finos e resistentes. Com vasta possibilidade de utilização, a linha de nylon para costura e artesanato surgiu “tímida” em 1927 para substituir a seda, que possuía preço elevado. Mas a alta resistência do novo material foi conquistando as indústrias têxteis.

Além disso, sua estrutura bonderizada, isto é, plastificada, garante maior tenacidade. Por esta razão, ele é ideal para uso industrial, podendo ser usada em tecidos sintéticos, poliéster, elastanos, couros, dentre outros. 

Seu uso é necessário em vários segmentos da indústria para fabricação de colchões, acolchoados e edredons, calçados, bolsas, cintos, sapatos, botas, tênis, bolas, malas, mochilas, sandálias etc. Ele marca presença também no setor automobilístico, em cintos de segurança, capas para bancos. Saiba mais sobre a linha de nylon a seguir.

Dicas de artesanato com linha de nylon 60

Uma das técnicas artesanais que mais fazem uso do fio de nylon é a renda francesa. Nela enfileira-se pedrarias, como pérolas, por exemplo, para decoração de peças de vestuário e chinelos. É uma ótima oportunidade para novos negócios e exige baixo investimento em materiais. Basta o fio de nylon, as pedrarias (geralmente, pérolas de plástico), alicate de bico chato, agulha nº 7 ou 8 e tesoura comum.

Outro negócio de baixo investimento é a fabricação de vassouras. Aqui os materiais necessários são basicamente madeira, plástico e fios de nylon para as cerdas. Conforme o seu negócio for crescendo, pode-se investir também na fabricação de rodos e escovões, por exemplo. 

A terceira dica de investimento é a produção e venda de bijuterias. Uma pulseira, por exemplo, pode garantir um lucro superior a 700%. Seu custo basicamente se resume à mão de obra. Além do fio de nylon, outros materiais necessários são alicates de pontas redondas e de pontas pontiagudas, tesoura, arames para bijuteria, agulhas finas e grossas, mandril, furador e pinças.

Indústria têxtil com nylon 60: principais vantagens

Com as guerras sendo vividas pelo mundo inteiro, uma corrida teve origem para conseguir desenvolver novos materiais, sendo eles mais resistentes e leves para facilitar o uso e a aplicação. Assim, o nylon acaba por ser um bom substituto para as fibras naturais, o algodão e a seda.

Com as primeiras fibras sintéticas surgindo, a poliamida teve um bom destaque, sendo hoje uma das mais usadas na indústria têxtil e encontrado de diversas formas, inclusive em indústrias mais pesadas. Sua estrutura é resistente e permite que o custo e o desempenho entrem em equilíbrio.

Além disso, o nylon possui uma elevada rigidez, ductilidade para estirar ou comprimir para temperaturas baixas, alta fluidez com fácil enchimento, isolamento térmico, resistência a outros tipos de química, barreira elevada com relação à entrada de oxigênio, entre outras vantagens.

Possibilidades de utilização do nylon

A fibra de nylon é utilizada de diversas maneiras e nos mais variados produtos, sendo as cerdas de escovas de dente, suturas para cirurgias, linhas para pesca e a indústria de tecidos alguns dos exemplos mais comuns.

Além da utilização no mundo da moda, o uso do nylon também se destaca na criação de telas serigráficas. Com maior elasticidade, demonstra resistência mecânica, sendo ótimo para impressão de pastas ou tintas abrasivas, tendo como exemplo as cerâmicas ou as reflexivas.

O tensionamento das telas se torna mediado, se mostrando ideal para as impressões com um tom de superfícies cilíndricas, curvas ou com irregularidades, sendo alguns dos exemplos as canecas, garrafas, canetas, copos e, até mesmo, mouses.

A maior parte das telas serigráficas é constituída por nylon, podendo ser encontradas com inúmera facilidade em serigrafias. São vendidas por metro ou por rolo, da maneira que for desejado, podendo ser escolhida de acordo com a necessidade e volume de produção.

Nylon dublado

O nylon dublado também pode ser vastamente conhecido como nylon acoplado. Sua principal característica é a versatilidade, ou seja, pode ser usado em aplicações distintas. É muito requisitado na confecção de brindes, camas para pets, mantas e em fantasias de carnaval.

O nylon dublado passa por um processo de junção de dois tecidos por meio do ato da adesivação, podendo essa ser realizada por meio de muitas técnicas, como a termofilme, PUR, a fogo ou acrílica, por exemplo.

Por sua estrutura firme o nylon é capaz de suportar qualquer técnica para a sua produção, tanto que não é difícil encontrar alguns vídeos a respeito de costureiras divulgando seus tutoriais de dublagem de nylon utilizando a ajuda de colas industriais para manter o tecido firme. Embora isso seja possível, é mais comum que a dublagem de termofilme seja mais eficiente.

A dublagem com nylon é realizada com a acoplação de nylon 60, buscando uma fina camada de espuma para que todo o processo não seja em vão. O maior objetivo é fornecer uma consistência muito maior para o tecido que foi escolhido, mas fazendo de tudo para que a maleabilidade não seja perdida com a sua manipulação que, provavelmente, será recorrente.

O processo todo é delicado, sendo importante que se busque uma maior aderência entre o tecido e o material, permitindo que ele se mantenha higienizado. Caso o produto acumule poeira ou outros tipos de sujeira a qualidade poderá ser facilmente comprometida.

Embora não se pare para pensar a respeito, o nylon dublado é muito utilizado em objetos de nosso cotidiano. Sua versatilidade, como já mencionado, é o principal ponto que permite essa recorrência de utilização, permitindo que muitos objetos de decoração sejam modificados e, o mais importante, com um preço acessível. 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados