Papel Contact

Papel contact

O contact, ou o papel adesivo, é um laminado de PVC (vinil e outros materiais) protegido, no verso, por papel siliconado e produzido em vários padrões lisos, texturizados e estampados, além dos tradicionais transparente e para revestimento de vidros.

Seu uso criativo permite que ele ultrapasse a barreira de apenas encapar livros e cadernos escolares para revestir inclusive móveis e paredes. Ele pode ser aplicado em qualquer superfície lisa, inclusive eletrodoméstico e móveis de madeira. O papel contact só não fixa em superfícies irregulares. Sua superfície plástica facilita a limpeza: basta passar um pano úmido. Nunca use álcool ou produtos corrosivos, pois eles podem interferir na cor do papel.

Como aplicar papel contact

O nível mais difícil é revestir uma parede inteira. É melhor tentar apenas quando tiver muita prática com o material em outras superfícies, pois é bastante trabalhoso. Você pode começar fazendo apenas alguns detalhes com papel contact na parede, como desenhos e formas.

É indispensável ter uma espátula para ajudar na fixação e eliminação de bolhas. Também é preciso de muita paciência: o trabalho deve ser feito aos poucos para ficar perfeito. O primeiro passo é cortar o papel contact de acordo com o tamanho do objeto a ser coberto, sempre contando com sobras para fazer o acabamento. Enrole, posicione no início e vá tirando o papel de baixo aos poucos, aplicando e alisando com a espátula para não aparecer bolhas. Se errar, tire imediatamente antes de ficar bem colado.

No caso de revestir móveis com acabamento em fórmica ou madeira maciça, o melhor é contar com o auxílio de uma esponja embebida em água e detergente, para que forme espuma. A técnica também funciona para eletrodomésticos. No caso de móveis de MDF ou aglomerados, porém, o ideal é evitar molhar, aplicando somente com a ajuda da espátula.

Se você pretende tirar o papel posteriormente, fique atento. É possível que o reboco de paredes com pinturas antigas saia com a remoção do plástico. Em móveis, é possível que fique resíduo de cola. A depender do objeto, um bom removedor de cola resolve.

Não há produto nessa categoria.

2020 © Direitos Reservados