Percinta elástica

Percinta elástica: o que é, como funciona, para que serve 

Você já ouviu falar de percintas elásticas? Elas são fundamentais para a qualidade e manutenção da vida útil de seu móvel estofado. As percintas elásticas podem formar a estrutura de sustentação de sofás, poltronas, cadeiras estofadas e até mesmo puffs.

Juntamente com as estruturas de madeira, a espuma, e eventualmente as molas, elas garantem que seu móvel estofado tenha mais qualidade e durabilidade. Por meio da tensão aplicada às percintas elásticas, é dado a resistência ideal e o conforto do sofá, bem como o apoio necessário para sustentar o uso. 

Continue a leitura do artigo e descubra todas as funcionalidades deste produto útil e versátil.

O que são percintas elásticas?

As percintas elásticas são tiras de borracha, geralmente aplicadas nos estofados para conferir-lhes maleabilidade e conforto, e também o apoio adequado.

Elas são essenciais para compor as estruturas de móveis como cadeiras e poltronas, além de colchões e móveis estofados em geral. 

Contar com percintas elásticas em sua estrutura com certeza é um diferencial para qualquer móvel estofado. 

Aplicação das percintas elásticas 

As percintas elásticas são entrelaçadas entre si e possuem reforço na fixação. Essa fixação é feita com presilhas de aço na estrutura do sofá e pode ser realizada de maneira manual ou mecânica. 

As percintas elásticas podem ser aplicadas tanto no assento quanto no encosto do sofá ou das cadeiras. Ao fornecer mais suporte, também dão mais resistência ao móvel. 

Para que servem as percintas elásticas 

Em um sofá, as percintas elásticas podem fazer o papel das molas. Ou, como é o caso de alguns sofás, tanto as molas (no estilo bonnel, conhecidas por sua qualidade e versatilidade) quanto as percintas entram em sua composição. Nesse caso, as molas e as percintas elásticas são entrelaçadas. Servem para dar suporte às almofadas, ao mesmo tempo que conferem conforto ao móvel. 

As percintas elásticas também possuem outra funcionalidade, que é a de diminuir o atrito com a espuma do móvel. 

Daí a importância de escolher percintas elásticas de boa qualidade: devem ser resistentes, ter a elasticidade adequada e ainda fornecer suporte para as almofadas do sofá. Devem também resistir ao uso do móvel no dia a dia, no ambiente de uma residência ou escritório, hotel, escola etc. 

A importância das percintas elásticas para o sofá 

É importante adquirir percintas elásticas de boa qualidade, também para a manutenção das características do móvel. As percintas elásticas de qualidade inferior deformam com facilidade, depois de pouco tempo de uso. Comprometem, assim, a beleza e a funcionalidade do sofá ou da poltrona.

Qual o papel das percintas elásticas em um móvel?

O sofá é um dos móveis mais importantes de qualquer residência e também tem seu papel fundamental em estabelecimentos como hotéis, consultórios médicos e odontológicos, clínicas, etc. 

Ao adquirir esse tipo de móvel deve-se atentar à composição do material, que é o que vai garantir o conforto e a durabilidade do sofá ou da poltrona. 

Por isso, deve-se ficar atento à composição e ao material das percintas elásticas, já que, apesar de não ficarem à mostra, são fundamentais para a qualidade e durabilidade do seu móvel. 

As percintas ideais para cada sofá levam em conta o tamanho e a estrutura do móvel. As percintas elásticas são ajustadas de maneira a proporcionar a mesma capacidade de suportar peso e a mesma flexibilidade por toda a extensão do móvel. 

Composição das percintas elásticas

As percintas são feitas de borracha e polipropileno. O polipropileno é um termoplástico, já que pode ser moldado quando é submetido a temperatura elevada. O material é bastante versátil e resistente, e ainda sustentável, pois pode ser reciclado. 

Podemos, ainda, encontrar no mercado percintas elásticas revestidas com espuma.

Tipos de percintas elásticas

As percintas elásticas possuem diversas extensões e larguras. A combinação ideal varia de acordo com o tipo de móvel: sua estrutura, composição do material e peso a ser suportado. 

As percintas elásticas são esticadas uniformemente, e nelas se imprime a tensão adequada ao modelo do móvel. Dessa forma, pode-se manter o conforto e elasticidade independente do tipo de móvel, bem como a pressão ideal para cada estofado. 

Outros usos e aplicações para as percintas elásticas

Apesar do uso na estrutura de móveis como sofás, poltronas, colchões e estofados em geral ser o mais conhecido, existem ainda outras aplicações possíveis para as percintas elásticas.

Entre elas estão o reforço em cadeiras de praia ou espreguiçadeiras de piscina, e marcação provisória de quadras esportivas, tanto em terrenos quanto nas quadras de areia ou grama. 

Comprar percintas elásticas é na Jeová Couros

Trabalhamos com materiais de primeira linha, para o total conforto e qualidade dos seus móveis.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o uso ou aplicação das percintas elásticas, não deixe de entrar em contato com nossa equipe, será um prazer atendê-lo!






Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados