Piso Tátil

O piso tátil serve para sinalizar a via para pessoas com deficiência visual. É um item de segurança essencial para condomínios, restaurantes, cinemas e ambientes com grande tráfego de pessoas. Há dois modelos: o "direcional", para orientação de percurso, e o "de alerta", para avisar a mudança de direção ou perigo.

Composto de resinas de PVC, plastificantes, cargas minerais e pigmentos, o revestimento é isento de amianto em sua formulação.

De acordo com a norma e praticidade

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão criador da Norma Brasileira Regulamentadora 9050, dispositivo oficial que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Ao instalar o piso tátil, é preciso estar atento aos parâmetros estabelecidos por essa regulamentação, uma linguagem universal e comprovadamente eficiente para proporcionar autonomia ao deficiente visual e tornar as cidades locais acessíveis.

É obrigatório que a coloração da placa do piso seja contrastante ao resto do piso, de forma a permitir que usuário com baixo índice de visão consiga perceber a diferença sem a necessidade de bengala auxiliar.O piso piso tátil de alerta é composto por um conjunto de relevos tronco-cônicos, enquanto o piso tátil direcional consiste em relevos lineares, regularmente dispostos.

Piso tátil tipo PVC

Simples de instalar e de limpar, ele favorece a praticidade e a eficiência e geralmente tem um melhor preço em relação a outros tipos. Ele pode ser fabricado em diferentes cores, respeitando a norma ABNT NBR 9050. Assim, fica mais fácil tornar a cor contrastante ao restante do piso.

A manutenção é simples, pois basta substituir uma única ou as poucas placas que apresentarem desgaste com o tempo.

Prática instalação

Antes de tudo, estude bem as orientações da NR 5090. Além de garantir a funcionalidade das placas, este cuidado é essencial ao cumprimento às leis de acessibilidade. Leia aqui (http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/NBR9050.pdf).

Após limpar o local de instalação, faça a marcação das peças com fita crepe e, utilizando uma máscara respiratória para evitar intoxicações, aplique uma camada de cola de contato no chão demarcado e no verso do piso. Espere a evaporação do solvente para assentar as placas. Você saberá o ponto certo quando, ao colocar a mão sobre o contra piso, este tiver aspecto viscoso, aderindo bem e sem deixar resíduos nas mãos.

Quando finalizar a instalação de uma placa, dê pequenas batidas utilizando o martelo de borracha para reforçar a fixação e tirar eventuais bolhas.

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2019 © Direitos Reservados