Tecido Estampado

Tecido estampado para sofás: como usar

As estampas estão presentes nas mais diversas partes da decoração e, querendo ou não, podem fazer toda a diferença em um ambiente, trazendo cor e vivacidade para o local.

Embora desempenhem um papel tão importante é preciso que se tome cuidado para não fazer as escolhas erradas e acabar exagerando. Estampas devem ser usadas com moderação e nas situações adequadas para não correr o risco de tornar a decoração muito over.

Se você quer saber como e por que adquirir um sofá estampado, veio ao lugar certo! Continue a leitura para saber mais. 

Sintonia com o ambiente

Para que uma casa esteja em perfeita sintonia é preciso escolher uma cor que fique em destaque, deixando que os outros elementos sejam apenas um complemento para a composição do ambiente.

Ao apostar em tons mais vibrantes ou combinações inusitadas, o seu lar irá ganhar uma cara nova, com com mais vivacidade e autenticidade. Com a ousadia em alta, o básico acaba se tornando dispensável, sendo necessário imprimir personalidade aos objetos de decoração, incluindo o sofá, elemento central de diversos espaços. 

A escolha de tecidos estampados para sofá deve ser feita com bastante liberdade, mas, mesmo assim, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para não haver exagero.

Misturando mais de uma cor vibrante

Segundo decoradores experientes é possível misturar cores vibrantes em um mesmo ambiente, nomeando essa tendência como “color block”. Mas, ao optar por seguir com essa ideia é necessário tomar cuidado para escolher os detalhes certos das estampas em contraste com outros acessórios.

O mais recomendado é eleger a cor de destaque, essa que precisará estar em maioria, e, em seguida, preencher o espaço com mais detalhes coloridos.

Roxo e amarelo?

Para quem tem um sofá com uma cor mais fechada, como por exemplo o roxo, será que é possível acrescentar estampas amarelas? Sim, pois o amarelo cai muito bem com as mais diversas cores, incluindo o roxo. 

Nesse caso o amarelo irá aquecer o ambiente, enquanto o roxo trará harmonia, o que é indispensável.

Estampas florais

As flores estão em alta na maior parte das decorações, então você não precisa ter medo de usá-las na estampa ou decoração de seu sofá, mas é importante que os detalhes do ambiente sejam levados em conta.

Caso opte por um sofá com estampa floral é interessante que as almofadas sejam lisas e de cores mais neutras para que não haja um choque entre estampas e tonalidades. O ambiente ficará harmonioso e aconchegante.

As paredes e o tecido do sofá

E se as paredes do cômodo estiverem pintadas em cores vibrantes? Será que o sofá deve seguir a regra de tons neutros? A resposta é que nada pode impedir que a parede seja amarelo ovo e as estampas do seu sofá sejam azul neon.

Quando escolhemos sofás com estampas mais neutras, a saída é completar o espaço com outros objetos em detalhes mais alegres. Caso você opte por não encher o ambiente com muitos detalhes, pode extrapolar nas cores.

O sofá vermelho estampado na sala de estar

Se você está planejando colocar o seu sofá vermelho, estampado, em uma sala de estar com objetos amarelos, tome muito cuidado! Como ambas são cores muito fortes, pode acabar cansando quem decidir ficar no ambiente.

Como todos sabemos, a sala de estar é um local onde as pessoas se reúnem para conversar, então a melhor opção é escolher um tom vibrante que seja destaque e não acabar misturando os dois.

Cuidados com o sofá estampado

É muito comum que a figura do sofá esteja associada com o conforto e com a decoração do ambiente, sendo assim, além de escolher cores que irão ornar com outros objetos do cômodo, é importante cuidar da vida útil de seu estofado.

Embora sejam muito bonitos, os sofás estampados tendem a “esconder” com mais facilidade as sujeiras, o que pode ser bastante prejudicial para pessoas alérgicas, trazendo agravantes para a saúde.

Como dica é importante evitar que crianças e animais de estimação estejam em contato direto e constante com o sofá, evitando, assim, que a sujeira se propague pelo estofado sem que isso seja percebido.

Limpeza do sofá

Outro tópico muito importante é a higienização do sofá. Assim como os outros tecidos, o estampado também merece o devido cuidado para não acumular sujeira e acabar se desgastando antes do previsto.

Para aqueles que precisam se livrar de manchas no estofado, o ideal é fazer uma mistura de água morna e detergente, passando-a sobre o local, mas sem esfregar com força, visto que pode danificar o tecido.

Já para tirar o mau odor do seu sofá estampado o ideal é misturar água, álcool, bicarbonato de sódio, vinagre branco e amaciante.

Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
2020 © Direitos Reservados