Tecido Veludo

Tecido veludopara sofá: conforto e elegância 

O veludo, além de ser um tecido muito elegante, traz a sensação de aconchego ao cômodo em que é aplicado. De acordo com a opinião de muitos arquitetos, o veludo está em alta nas decorações, entregando um toque macio em estofados, cortinas e nas almofadas.

Sendo um tecido tão nobre quanto a seda, desde a época das monarquias e castelos, é uma escolha ideal para quem gosta de elegância e sofisticação para o ambiente. Além disso, é bastante apropriado para o revestimento de sofás, pois se incorpora ao ambiente e o deixa mais nobre, realmente com a aparência de finesse dos grandes reinos.

Vantagens do tecido de veludo

O veludo, inegavelmente, é um tecido mais quente, o que será ideal para aqueles que moram em regiões de clima frio, tirando proveito dessa vantagem. Caso você não se encaixe nessa categoria, investir na climatização do ambiente também é uma boa ideia.

Quando pensamos no veludo, de cara a palavra “sofisticação” nos vêm à mente. Na verdade, esse tipo de estofado é bem adaptável aos diversos estilos de decoração e ambientes. Caso opte por um sofá de linhas retas, as características mais cosmopolitas virão à tona e, ainda, conversarão com decorações minimalistas.

Ainda que sejam mais adequados para locais frios, como já mencionado, é válido ressaltar que sofás com tecido de veludo são mais maleáveis e muito confortáveis para deitar ou sentar. Além, é claro, da indiscutível elegância, como já destacamos.

Desvantagem

A desvantagem do veludo sequer chega a incomodar diante de tantas vantagens, mas é sempre importante informar para que o comprador faça a escolha certa.

Como é um tecido mais delicado, manchas e sujeiras poderão aparecer com grande facilidade no veludo e sua limpeza deve ser vigiada de perto. Não é uma opção muito recomendada para aqueles que têm animais de estimação ou crianças pequenas que circulam e utilizam os cômodos.

Escolhendo o tipo de sofá de veludo

Em meio a tantas opções, é mais do que comum que fiquemos confusos. Por isso, antes de ir a uma loja, é interessante que se tenha conhecimento acerca dos estilos de sofás de veludo, visando encontrar o ideal para o seu projeto.

Caso você deseje um modelo mais diferenciado, escolha um sofá com detalhes em capitonê. Com esse estilo é possível conseguir criar uma combinação moderna e, para isso, basta usar uma cor mais vibrante.

Para quem decide optar pela cor verde, os sofás de veludo nessa coloração estão em alta. Por isso, se você quer aderir a cor da moda, ao invés de optar por um novo, pode ser interessante mandar trocar o revestimento, o que tornará o processo mais barato.

Já para quem prefere cores mais vibrantes, como a fúcsia e o amarelo, por exemplo, o móvel irá ter total destaque no local em que for colocado. Sendo assim, é interessante que os demais móveis do ambiente sejam bem escolhidos para não entrarem em conflito com o estofado.

Como comprar o sofá de veludo

Antes de mais nada, é preciso ter a certeza de que o tecido que será comprado é de boa qualidade. Para que isso seja possível é interessante que se olhe o verso do veludo, visto que, caso não seja espesso e com maior composição de algodão, poderá agarrar muita poeira e acumular ácaro.

O veludo, além de precisar ser composto por algodão, precisa ter um sentido de corte observando-se o seu brilho. Para mais, é necessário saber se o veludo comprado aceitará a utilização de impermeabilizante para evitar que crianças e animais de estimação acabem por estragar o estofado.

Limpeza de um sofá de veludo

Sofás são os principais acumuladores de ácaro em uma casa, o que pode ser fatal para aqueles que têm alergia. Isso não se aplica apenas aos sofás de veludo, mas, de todo o modo, os móveis nesse tecido precisam de mais atenção ao serem higienizados.

Para que tudo ocorra bem será necessário que, uma vez por semana, o aspirador de pó seja passado para que a sujeira visível seja eliminada. Caso você tenha um gato muito peludo será necessário encurtar esse prazo e tornar a higienização com aspirador de pó mais constante.

Luvas de borracha limpas também são uma boa opção, pois agarram as sujeiras presentes no tecido e ajudam a eliminá-las. O único problema com esse método é que os farelos terão mais dificuldade de serem retirados.

Quando alguma mancha surgir sobre o tecido, tente retirá-la o mais rápido possível para que o veludo não a absorva e acabe dando mais dor de cabeça, pois será bem mais difícil conseguir removê-la. Utilize água morna e vinagre branco para auxiliar no serviço.

Seguindo essas dicas simples você terá um sofá bonito, com aparência de novo, por muito mais tempo. 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados