Jacquard

Invenção do final do século XVIII, o jacquard foi criado pelas mãos do mecânico têxtil Joseph Marie Jacquard, que deu origem ao nome. Joseph utilizou um sistema totalmente automatizado, programado por cartões perfurados que davam o comando de entrelaçamento de fios e originavam a padronagem selecionada.

Pode-se traçar os teares de produção de Jacquard aos tempos mais remotos dos computadores, já que o sistema binário utilizado foi o que deu origem às máquinas que usamos hoje. 

Ele é diferente da estampa, em que o tecido branco é ilustrado através de impressão, e do tecido brocado, que dá a impressão de que sua costura foi bordada, tem detalhes em seda colorida e relevos bordados a prata ou ouro. Além disso, o brocado normalmente é confeccionado em um tear e faz uso da técnica de trama suplementar.

Tecido Jacquard estampados para sofás, almofadas e decoração 

Tecido complexo, as estampas e texturas do jacquard são moldadas usando o próprio fio. Devido ao seu processo mais lento, geralmente é um tecido mais caro. Ele pode ser feito com qualquer tipo de fio, desde os felpudos como os de chenilles até os delicados como o da seda. Como, normalmente, o jacquard é fabricado com fios tintos, a durabilidade em relação à cor é superior a de todos os outros tecidos.

Usos do jacquard

Presente comumente em almofadas, cortinas, sofás, poltronas, bancos e colchas, o jacquard pode ser usado até mesmo nas paredes dos lavabos, proporcionando um ar mais luxuoso e sofisticado ao local.

Limpeza

A primeira opção são os detergentes de limpeza, optando sempre pelo tipo neutro. Use o produto com um copo de água morna, molhando um pano de microfibra e passando pelo local.

É importante aplicar o pano, que deve ter cor clara, assim que o acidente acontecer no momento em que o contratempo aconteceu. Pressione o local até que o líquido derramado seja absorvido e não esfregue ou faça movimentos longos. Você também pode usar aspirador de pó.

Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
2019 © Direitos Reservados