Tnt - tecido não tecido

Saiba tudo sobre o rolo Tnt Tecido Não Tecido (TNT) 

Bastante popular por sua multifuncionalidade e custo reduzido, o TNT pode ser visto em decorações de festas, embalagens, roupas, hospitais, indústrias e em mais dezenas de outras utilidades. Mas apesar de muito utilizado, pouca gente sabe o que é o TNT e conhece suas vantagens. Por exemplo, você sabia que o TNT é classificado como um não tecido? Saiba mais a seguir. 

TNT tecido rolo: o que é?

O tecido não tecido (TNT) tem esse nome porque dispensa o uso de teares para ser confeccionado. Assim como outros materiais, o TNT é definido pela Norma Brasileira (NBR) 13.370 e tem como principais características ser uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso.

Com valor acessível, ele pode ser usado para forração de produtos, murais, faixas, sacolas reutilizáveis, embalagens de produtos e trabalhos de artesanato. Sua presença é indispensável em escolas, fábricas de confecções, instituições, empresas de eventos, igrejas, ONGs e outros.

TNT: como é produzido 

Essa estrutura, por sua vez,  pode ser elaborada por processo mecânico (fricção), químico (adesão) ou térmico (coesão), ou ainda pela combinação de dois ou dos três processos. Sua produção teve início nos Estados Unidos sendo fabricado por meio da celulose.

Vantagens e benefícios do TNT

Por suas características, o TNT apresenta inúmeros benefícios tanto para pessoas físicas quanto para empresas e até para o meio ambiente. Confira alguns deles: 

Sustentabilidade 

Com uma vantagem no quesito reciclagem, o TNT demora entre 6 meses e 1 ano para se decompor no meio ambiente, enquanto as sacolas, mais ofensivas, demoram por volta de 200 anos para se deteriorarem. Além de ser um tecido barato e maleável, o TNT ganha na briga pela sustentabilidade. 

Ser descartável

O TNT é descartável e de pouca aderência à pele, o que não causa irritação. Por esses aspectos ele é ideal para itens hospitalares, como toucas, jalecos, máscaras, forros de colchão e lençóis. 

TNT tecido preço: acessível 

O TNT tem um valor de compra bem acessível se comparado a outro materiais e é sem dúvida muito requisitado por sua multifuncionalidade e diversidade. 

Multifuncionalidade 

Como já citado, o TNT pode ser usado de diversas formas como em montagens para eventos, festas, forração de produtos como bolsas, em murais, faixas, aquelas sacolinhas de lojas com logo, embalagens de produtos e claro para fazer aqueles maravilhosos artesanatos. 

Este é com certeza um item que atende a muitas necessidades sendo necessário em escolas, fábricas de confecções, instituições, empresas de eventos, igrejas, ongs e outros. 

Diversidade

O TNT pode ser encontrado ainda em diversas opções de cores e gramaturas e poder comprado no rolo e com tecido estampado no estilo poar também! 

TNT: como usar?

Como já foi dito anteriormente, o TNT possui muitas funções e é acessível tanto pelo lado financeiro quanto pela questão de sua maleabilidade e falta de aderência em contato com a pele. Sendo assim, o “Tecido Não Tecido” pode ser usado em:

  • Fraldas descartáveis;

  • Faixa para depilação (medicina);

  • Capas para estofamento de carros;

  • Proteção de estufas;

  • Capa para carros;

  • Protetores de roupas.

Em muitos casos, o TNT pode ser comprado em rolo com a metragem definida pela loja onde será adquirido, ou por metro isolado, cortado de acordo com a necessidade do cliente, dando vazão para o tecido TNT nas mãos do cliente. 

Curiosidades e mais informações

Na atualidade, os setores de embalagens e transporte são os que mais utilizam tecidos técnicos e os não-tecidos. Enquanto a primeira categoria absorve cerca de 2.990 milhões de toneladas ao ano para a fabricação de coberturas para proteção e outros usos, a segunda é representada pelas indústrias automobilística, naval, aeroespacial, veículos sobre trilhos, bicicletas, air bag e pneus, registrando um consumo de cerca de 2.828 milhões de toneladas ao ano.

Além de ser sustentável, o TNT tecido é lavável, pode ser reutilizado por inúmeras vezes e, após 5 anos, em média, pode ser descartado na coleta reciclável de lixo para virar um produto secundário em prol de um país mais saudável e ambientalmente consciente.

O TNT tecido rolo, conhecido internacionalmente como “Roll Good” ou “Rolo de Qualidade” em tradução livre, geralmente é fornecido nesse formato, podendo ser transformado posteriormente de acordo com as necessidades de seus usuários. Podem ser utilizados tanto em seu formato original de fabricação quanto podem ser alterados para lhe dar uma modelagem mais moderna e adequada aos serviços aos quais ele será útil.

Com uma modelagem não convencional, o não-tecido passa por diversos processos antes de, de fato, estar pronto. São camadas e mais camadas de polipropileno retornável, sendo essas dispostas de modo aleatório. Por isso conseguimos perceber a porosidade no tecido, além de enxergar os buraquinhos.

Com fama internacional, o TNT pode ser conhecido pelos nomes:

  • Nonwoven (inglês);

  • Notejido (espanhol);

  • Tessuto nontessuto (italiano);

  • Nontissé (francês);

  • Vliesstoffe (alemão).

Um pouco de história

No ano de 1920, a agulhagem foi conhecida na Inglaterra e esse foi um processo extremamente importante para a produção do TNT. Na década de 50, as primeiras grandes fábricas começaram a ser espalhadas pela América do Norte, México e Europa. Já na década de 60, o lançamento do tecido não tecido no mercado foi na posição de matéria-prima para a indústria, além de produto de consumo. As primeiras patentes são identificadas e, no ano de 1970, a indústria já é capaz de dominar tecnologias que popularizariam o TNT, fazendo-o ser bastante usado e conhecido como é até hoje. 

Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
2020 © Direitos Reservados